quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Como Evitar a Fimose em bebês????

Mesmo antes de eu ter filhos sempre ouvi falar desse assunto, na minha primeira gravidez não tive que me preocupar pois era uma menina kkk, agora todo mundo me pergunta vc está fazendo exercícios no pênis dele???Principalmente meu marido sempre pergunta e o pediatra dele também!!!! Claro que faço desde que ele nasceu já fazia devagar agora faço um pouco mais forte mais com delicadeza. Fui a um pediatra na semana passada para fazer uma avaliação médica, pois agora quando fazemos um convenio se a criança tiver menos de três anos tem que fazer uma avaliaçãozinha médica para saber da saude e se respondemos o questionário com sinceridade....
O Medico me perguntou se ele tinha Fimose disse que não, que fazia exercícios mais o pediatra dele nunca falou em Fimose, fiquei depois me perguntando nossa mais esse médico e doido Fimose já, então pesquisei na net sobre o assunto e descobri que tem bebês que já nascem com Fimose.... eu sinceramente não sabia. Então resolvi colocar a matéria sobre o assunto.


Como devo cuidar do pênis do bebê? 

Há certa controvérsia nesse assunto. Em princípio, não é necessário puxar a pele do prepúcio, aquela pelinha que cobre a cabeça do pênis (a glande), nas trocas do bebê. Muitas vezes essa pele fica grudada na glande, e só vai desgrudar naturalmente depois de meses -- ou até anos. Você pode abrir um pouco durante o banho, para limpar, mas o mais seguro é não forçar. 

Alguns pediatras, no entanto, acham que é bom ir puxando a pele, fazendo "exercícios" para ela se soltar, e há aqueles que recomendarão o descolamento, feito no consultório mesmo, com a realização posterior dos "exercícios" para não haver nova aderência. Mas a tendência mais atual é a de não mexer na pele. 

De qualquer forma, ainda será cedo para pensar em fimose -- a questão da necessidade de cirurgia só deve ser abordada na época em que a criança sai da fralda. Converse bastante com o pediatra e tire suas dúvidas. 

Uma curiosidade: você talvez se surpreenda de ver seu bebezinho com uma ereção. Provavelmente isso não será surpresa nenhuma para seu companheiro. Bebês e crianças têm ereções espontâneas. Por isso às vezes o xixi pode vazar mais na fralda de meninos que de meninas. 

Não se esqueça de sempre cobrir o pênis do seu filho com uma fralda de pano dobrada ou um paninho durante as trocas de fralda, para não levar um banho de xixi. 

Se seu bebê fez a circuncisão (cirurgia que retira o prepúcio) logo depois de nascer, por motivos religiosos ou por recomendação médica -- há especialistas que acreditam que homens circuncidados estão menos sujeitos a infecções e problemas --, não é preciso nenhum cuidado especial, além da limpeza normal com água e sabonete neutro no banho e do uso de eventuais pomadas cicatrizantes ou antimicrobianas receitadas pelo médico. 

Por alguns dias, depois da cirurgia, o pênis pode ficar vermelho, e até apresentar uma secreção amarelada. Não é preciso se desesperar, trata-se do progresso normal da cicatrização. É raro a circuncisão (também chamada de postectomia) infeccionar, mas, se isso acontecer, os sinais serão vermelhidão intensa e persistente, inchaço e feridas amarelas com líquido. Se você perceber esses sinais, procure o médico. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar